PROCESSAMENTO AUDITIVO – Conhecer, Avaliar e Intervir

14,50 

A audição é uma função sensorial de máxima importância no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem. É comum pensarmos apenas se o sujeito ouve ou não ouve, mas este pensamento está restrito apenas à deteção do som. Ouvir é muito mais! Ouvir é interpretar um som, estar atento aos sons, perceber o que nos dizem no meio de lugares com outros barulhos, perceber a diferença entre diversos fonemas e poder distingui-los para ter uma boa escrita, é memorizar uma instrução e poder executá-la sem necessidade de repetição, é sentir a presença de um som sem desconforto, é poder estar num meio cheio de informação sonora e selecionar o que queremos ouvir. Desde 1950 que existem estudos que nos mostram que ouvir é muito mais complexo do que imaginámos. Atualmente uma avaliação auditiva completa poderá ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem, erros na escrita, distração, dislexia e até no comportamento. Mas para isso é preciso conhecer o processamento auditivo, saber avaliar e intervir de forma adequada. Este livro tem como objetivo preencher uma lacuna existente em Portugal e promover uma prática clínica baseada em evidências.

Autora: Cristiane Lima Nunes – Fonoaudiologa, Pós-Graduação em Voz, Mestrado em Fonoaudiologia, Doutoramento em Saúde Infantil na Universidade do Minho. É investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, é membro da BSA (British Society of Audiology) e da AAA (American Academy of Audiology), e coordenadora do Departamento de Audição da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF).

Nº Págs: 136 | Consulte o Índice clicando aqui.

Qtd: