Plataforma ZOOM | 11 e 18 Mai. 2024 – sábados | 10:00-13:00 h
Dra. Ana Raimundo (Psicóloga)
As transições entre ciclos de ensino são acontecimentos muito significativos na vida das crianças, que tanto podem correr sem percalços, como serem problemáticas e desencadeadoras de diferentes situações de tensão e de stresse, contribuindo assim para o (in)sucesso escolar dos alunos.
Naturalmente, a maior ou menor capacidade dos alunos se adaptarem aos novos problemas e desafios vai estar grandemente dependente das suas experiências anteriores, bem como da qualidade das experiências vividas no novo contexto.
No entanto, as transições também podem ser momentos estimulantes na vida das crianças, pais e professores, proporcionadoras de contextos com múltiplas possibilidades de exploração, convivência e solidariedade, que terão influência no crescimento e aprendizagem dos alunos.
Neste sentido, é muito importante criar momentos de transição, que facilitem a integração e o bem-estar dos alunos e que contribuam para uma transição favorável ao bem-estar daqueles.
De facto, uma vez que os processos de transição não ocorrem naturalmente, é necessário conceptualizar, planear e experimentar diferentes atividades, promotoras de uma inclusão equitativa e justa para os alunos. A presente formação, procura ser um contributo para que este objetivo seja alcançado.