ADOS-2 – Escala de Observação para o Diagnóstico do Autismo

4.981,50 

A ADOS-2 é considerada o instrumento de referência para o diagnóstico da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Trata-se de uma escala que baseia a sua administração num conjunto de atividades estandardizadas, que permitem ao examinador observar comportamentos relevantes para o diagnóstico da PEA. A partir desta avaliação semiestruturada e estandardizada é possível analisar o comportamento do sujeito relativamente à comunicação, à interação social e ao jogo/uso imaginativo de materiais, assim como a presença de comportamentos restritos e repetitivos.

Kit Completo (Manual, 10 Protocolos T-1-2-3-4, Material manipulativo). Preço inclui 23% de IVA.

Qtd:

FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa (Adaptação portuguesa de Maria de Lurdes Gonçalves, Rui Botelho, Justino Gonçalves e Carla Ferreira) 
  • Autor(es): Michael RutterCatherine LordPamela C. DiLavoreKatherine GothamSomer L. BishopSusan RisiRhiannon J. LuysterWhitney Guthrie.
  • População: Bebés, crianças, adolescentes e adultos.
  • Idades: A partir dos 12 meses
  • Aplicação: Individual (Esta escala poderá ser utilizada em contexto clínico).
  • Duração: 40 a 60 minutos (cada módulo).
  • Nível de Qualificação: C (Qualificação dos utilizadores)

DESCRIÇÃO

A ADOS-2 é considerada o instrumento de referência para o diagnóstico da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
Trata-se de uma escala que baseia a sua administração num conjunto de atividades estandardizadas, que permitem ao examinador observar comportamentos relevantes para o diagnóstico da PEA. A partir desta avaliação semiestruturada e estandardizada é possível analisar o comportamento do sujeito relativamente à comunicação, à interação social e ao jogo/uso imaginativo de materiais, assim como a presença de comportamentos restritos e repetitivos.

É composta por cinco módulos de avaliação, que permitem avaliar sujeitos com idades, níveis de desenvolvimento e competências de linguagem distintas. A seleção do módulo a administrar baseia-se na idade cronológica do sujeito e nas suas competências de linguagem expressiva. Os módulos de avaliação disponíveis são:

  • Módulo T – Destina-se a crianças entre os 12 e os 30 meses de idade que não usam, de forma consistente, frases no discurso. O seu foco são as crianças sem linguagem expressiva e as crianças que apresentam um nível básico de linguagem (i.e., que recorrem a palavras isoladas ou a frases simples).
  • Módulo 1 – Destina-se a crianças a partir dos 31 meses que não utilizam, de forma consistente, um discurso com frases. Também neste módulo, o alvo da avaliação são as crianças sem linguagem expressiva e as crianças que apresentam um nível básico de linguagem (i.e., que recorrem a palavras isoladas ou a frases simples).
  • Módulo 2 – Destina-se a crianças de qualquer idade e com um discurso com frases, mas que não são fluentes verbalmente.
  • Módulo 3 – Destina-se a crianças e jovens adolescentes que tenham uma linguagem expressiva fluente.
  • Módulo 4 – Destina-se a adolescentes e adultos, com uma linguagem expressiva fluente.

A avaliação dos sujeitos é feita através de um conjunto de atividades, adequadas à idade e ao propósito da avaliação. Todo o material de estímulo necessário faz parte do Kit ADOS-2.

Cada módulo consubstancia-se num caderno de registo, com secções específicas destinadas à administração e à codificação. No caso da administração, o examinador encontra no caderno, para cada uma das atividades, qual o foco da avaliação, o que lhe permitirá atender a aspetos essenciais para a futura análise do comportamento do sujeito. No que diz respeito à codificação, é feita uma descrição detalhada de cada um dos itens a avaliar, assim como dos comportamentos que caracterizam cada um dos códigos passíveis de serem atribuídos.

Os resultados na ADOS-2 decorrem da codificação atribuída aos comportamentos observados ao longo da administração. Para os módulos 1 a 4, tais resultados acabam por fazer parte de um algoritmo de diagnóstico, que contabiliza a presença de sintomas específicos do espectro do autismo, resultando depois numa das classificações ADOS-2: autismo, espectro do autismo, sem PEA. No caso do módulo T, o algoritmo utilizado não atribui um diagnóstico, mas espelha sim um nível de preocupação, que varia entre nenhuma preocupação até preocupação severa.

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NORMAS

Os resultados na ADOS-2 decorrem da codificação atribuída aos comportamentos observados ao longo da administração. Para os módulos 1 a 4, tais resultados acabam por fazer parte de um algoritmo de diagnóstico, que contabiliza a presença de sintomas específicos do espectro do autismo, resultando depois numa das classificações ADOS-2: autismo, espectro do autismo, sem PEA. No caso do módulo T, o algoritmo utilizado não atribui um diagnóstico, mas espelha sim um nível de preocupação, que varia entre nenhuma preocupação até preocupação severa.

CORREÇÃO

CORREÇÃO MANUAL. A informação necessária para a correção desta prova encontra-se no manual técnico.

MATERIAL

A escala ADOS-2 é constituída pelo seguinte material:

  • Manual Técnico (1);
  • Caderno de Avaliação – Módulo T (10);
  • Caderno de Avaliação – Módulo 1 (10);
  • Caderno de Avaliação – Módulo 2 (10);
  • Caderno de Avaliação – Módulo 3 (10) ;
  • Caderno de Avaliação – Módulo 4 (10);
  • Kit de materiais estandardizados (1).

REQUISITOS

Se ainda não é nosso cliente de testes, solicitamos que nos envie, juntamente com a encomenda:

  • Cópia da Cédula Profissional ou do Certificado de Habilitações;
  • Formulário de Registo e Termo de Responsabilidade devidamente preenchidos e assinados pelo profissional que será responsável pela aplicação do(s) teste(s). Por favor, faça o download do documento para o seu ambiente de trabalho clicando aqui.